Terceirização de Serviços: Mitos e Realidades

Você já pensou na terceirização de recepcionista ou na terceirização de recrutamento e seleção como solução para o seu negócio? De fato, os serviços terceirizados são aliados das empresas e condomínios por oferecer vantagens como a redução de custo e a execução especializada das atividades. 

No entanto, o universo da terceirização ainda não é conhecido por todos os empreendedores, síndicos e gestores empresariais. Exatamente por isso que muitas vezes a contratação de terceirização é cercada de mitos e dúvidas. 

Mas como uma empresa focada na terceirização de recepcionista e na terceirização de recrutamento e seleção.

O que é Terceirização de serviços?

terceirização é, em suma, a contratação de uma empresa de facilities, que conta com profissionais capacitados para planejar e executar tarefas relacionadas às atividades-meio. Isso, portanto, abrange atividades como: recepçãocopa, recrutamento e seleção, zeladoriaportaria, entre outros. 

Vantagens da Terceirização de serviços

Antes de tudo, a terceirização é uma solução que favorece o crescimento de qualquer tipo de negócio. Afinal, os serviços de facilities permitem que os gestores se concentrem em suas principais competências. Assim, sobra mais tempo para criar estratégias de crescimento, enquanto os profissionais terceirizados cuidam das atividades operacionais

 

Além disso, a terceirização é um agente que alavanca a satisfação dos funcionários. Isso acontece porque a contratação de equipes terceirizadas possibilita a redução da sobrecarga de tarefas. E isso, de fato, é um dos principais aspectos que levam à falta de motivação e à baixa produtividade dos colaboradores internos. 

 

Sem contar que terceirizar alguns serviços, incluindo portaria, copa, recepção e RH, pode ajudá-lo a economizar dinheiro, reduzindo despesas operacionais e custos de treinamento.

Mitos comuns sobre a terceirização de serviços

Mito 1: Perda de controle

Muitos empreendedores e gestores ainda acreditam que terceirizar serviços implica na perda de controle de gestão. Mas isso é um conceito prévio que precisa ser desmistificado! 

 

Delegar a outros a responsabilidade de executar tarefas não culmina na perda de controle sobre os processos essenciais do seu negócio, pelo contrário! Essa escolha ajuda a elevar a produtividade dos demais colaboradores, distribui melhor as tarefas, garante a execução de qualidade superior e ainda reduz o absenteísmo. 

Mito 2: Baixa qualidade

terceirização de alguns setores não faz cair a qualidade dos serviços. Na verdade, o que acontece, de fato, é o aumento do nível da qualidade, uma vez que os profissionais terceirizados passam por constantes capacitações. 

Mito 3: Aumento de Custos

Contratar um prestador de serviços terceirizados não aumenta os custos de operação da sua empresa ou condomínio. Ao contrário disso, a terceirização diminui despesas porque os contratantes deixam de ter responsabilidade sobre a folha de pagamento. Além disso, os contratantes não arcam com custos de processos trabalhistas e outras despesas adicionais com benefícios trabalhistas. 

Mito 4: A relação trabalhista causa problemas

Embora esse tema produza muita discussão, o fato é que todas as relações de trabalho estão previstas e preservadas na CLT, Lei nº 5.452, de 1º de maio de 1943.

 

diferença da terceirização é a flexibilidade que os contratos de trabalho celebram, reduzindo os passivos trabalhistas. 

Mito 5: A terceirização de atividade-fim é ilegal

Muitos gestores e empresários pensam que terceirizar a atividade-fim é algo ilegal. No entanto, o STF considera a legalidade da ação, beneficiando muitos empreendedores e profissionais. 

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